SINDICATO DOS PROFESSORES NÃO RECEBE NOTIFICAÇÃO E GARANTE PARALISAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA.
APESAR DA NOTÍCIA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DA TV TRIBUNA (REDE GLOBO), DIRIGENTES AGUARDAM MANDATO JÁ QUE A LEI DE GREVE OBRIGA APENAS 30% DO RETORNO DOS PROFESSORES AO TRABALHO. SERÁ QUE A LEI DE GREVE NÃO VALE NA ILHA DE SANTO AMARO?
 
passeata
.

A greve dos professores, iniciada no último dia 18, deve continuar nesta quarta-feira. Apesar de o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ter determinado o retorno imediato às atividades, a presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas do Município (Siproem), Joanice Gonçalves Santos Bapstista, informou que, até as 20h30 de hoje, não havia recebido notificação judicial alguma sobre a liminar do TJ-SP. Dessa forma, segundo ela, a greve terá prosseguimento.

“O que eu soube foi pelo Facebook da Prefeitura de Guarujá. Nenhum secretário de lá me ligou. Como fiquei sabendo apenas pelas redes sociais e não fui notificada de nada de maneira oficial, vamos manter a greve, conforme desejo expresso da categoria na assembleia de hoje”.

Desta forma, fica igualmente mantida a programação original de protestos do Siproem. Nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, os professores estarão em frente à escola Gladson Jafet, localizada na Vila Lígia. De lá, eles deverão fazer a quarta passeata dos últimos seis dias, percorrendo as ruas de Guarujá até o Ferry Boat.

O Siproem também não confirmou a participação na reunião anunciada pela Prefeitura de Guarujá, nesta quarta-feira. “Ficou bem claro no encontro de segunda-feira que a reunião ocorreria apenas se a categoria concordasse em suspender a greve e iniciar do zero uma negociação salarial. Não foi isso o que ocorreu”.

ENTENDA A NOTÍCIA

Justiça determina fim da greve e retorno imediato de professores às salas de aula

Professores da rede municipal de Guarujá terão que retornar imediatamente às salas de aula. A determinação é do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que concedeu liminar favorável à Prefeitura, determinando a suspensão da greve que completou 12 nesta terça-feira.

A decisão estabelece ainda multa diária no valor de R$ 100 mil ao Sindicato dos Professores de Escolas Públicas do Município (Siproem), em caso de descumprimento.

Na decisão, o desembargador do TJ, Antônio Carlos Malheiros, entendeu que “uma vez que a essencialidade do serviço é indiscutível, a medida busca reconhecer a ilegalidade do movimento paredista diante da abusividade e ilegalidade dos motivos”.

No início da tarde desta terça-feira, os professores da rede pública decidiram, em assembleia, manter a greve iniciada no último dia 18. O retorno às salas de aula voltou a ser discutido porque a Prefeitura havia informado, na segunda-feira, que só retomaria as negociações sobre o reajuste salarial da categoria caso a paralisação fosse encerrada.

A proposta foi apresentada durante reunião com a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), secretários e representantes da categoria e dos servidores públicos no Paço Municipal.

Apesar de a Administração Municipal não oferecer um repasse aos trabalhadores superior a 0,5%, sugeriu a criação de uma comissão para estudar uma nova reivindicação salarial e, com isso, começar uma nova negociação.

A mesma proposta será avaliada pelos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), em assembleia, na próxima sexta-feira.

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que mantém o que foi acordado na reunião de segunda-feira e realizará nesta quarta-feira uma reunião com o Siproem e Sindserv para formar uma comissão que tratará da proposta de reajuste salarial que beneficie todo o funcionalismo municipal.

A Administração Municipal informa ainda que retoma o diálogo para chegar a uma proposta que seja boa para todos os servidores. O objetivo, segundo a Prefeitura, é avançar atendendo e contemplando os anseios de todas as categorias.

Fonte: A Tribuna Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s